Desde outubro de 2022, novas regras entraram em vigor quanto aos rótulos dos produtos, as quais foram estabelecidas pela Anvisa.
O principal objetivo dessas mudanças é deixar a legibilidade dos rótulos mais clara, e assim, auxiliar o consumidor a fazer melhores escolhas alimentares.
Confira o que mudou:
A Tabela de Informação Nutricional deverá utilizar letras pretas e fundo branco, a fim de trazer uma maior clareza;
Obrigatoriedade da informação sobre açúcares totais e adicionados, além do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml;
A Tabela deverá estar localizada perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sempre de fácil visualização;
A rotulagem nutricional frontal, ou seja, deve estar na frente da embalagem, inclusive com símbolos com design de lupa para mostrar o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Essas são algumas das principais mudanças nos rótulos de informação nutricional. É importante verificar sempre os rótulos para obter informações precisas sobre o conteúdo nutricional de um alimento.
Vale lembrar que para os alimentos em geral, as empresas precisam se adequar até 09 de outubro de 2023.
Já para itens produzidos a partir de agricultura familiar, microempreendedor, agroindústria de pequeno porte e alimentos produzidos artesanalmente, o prazo é até 09 de outubro de 2024.
Por fim, no caso de bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, os rótulos terão que ser alterados gradualmente, porém, o prazo é até o dia 09 de outubro de 2025.
Sendo assim, preste bem atenção e leia atentamente o rótulo antes de comprar qualquer produto, pois com saúde não se brinca!
Comments