top of page
Buscar

Novas regras de rotulagem nutricional

Atualizado: 17 de abr. de 2023

Desde outubro de 2022, novas regras entraram em vigor quanto aos rótulos dos produtos, as quais foram estabelecidas pela Anvisa.

O principal objetivo dessas mudanças é deixar a legibilidade dos rótulos mais clara, e assim, auxiliar o consumidor a fazer melhores escolhas alimentares.

Confira o que mudou:

mão com caneta mostrando tabela nutricional












  • A Tabela de Informação Nutricional deverá utilizar letras pretas e fundo branco, a fim de trazer uma maior clareza;

  • Obrigatoriedade da informação sobre açúcares totais e adicionados, além do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml;

  • A Tabela deverá estar localizada perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sempre de fácil visualização;

  • A rotulagem nutricional frontal, ou seja, deve estar na frente da embalagem, inclusive com símbolos com design de lupa para mostrar o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Essas são algumas das principais mudanças nos rótulos de informação nutricional. É importante verificar sempre os rótulos para obter informações precisas sobre o conteúdo nutricional de um alimento.

Vale lembrar que para os alimentos em geral, as empresas precisam se adequar até 09 de outubro de 2023.

Já para itens produzidos a partir de agricultura familiar, microempreendedor, agroindústria de pequeno porte e alimentos produzidos artesanalmente, o prazo é até 09 de outubro de 2024.

Por fim, no caso de bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, os rótulos terão que ser alterados gradualmente, porém, o prazo é até o dia 09 de outubro de 2025.

Sendo assim, preste bem atenção e leia atentamente o rótulo antes de comprar qualquer produto, pois com saúde não se brinca!



14 visualizações0 comentário

Comments


LOGO WHATS OFICIAL.png
bottom of page