top of page
Buscar

Mindfulness: Entenda Sobre Estar em Atenção Plena

Atualizado: 17 de abr. de 2023

O conceito de Mindfulness definitivamente não pode ser resumido em apenas uma frase.

Não é uma resposta simplificada sobre esse termo tão atual que vai fazer você entender o que significa ou quais são os benefícios de praticar ou permanecer em Mindfulness.


mulher deitada na cama com as pernas para cima lendo um livro

A tradução livre para esse termo no conceituado tradutor online Cambridge Dictionary da Universidade de Cambridge é Atenção ou Consciência Plena;

Além disso, podemos encontrar uma breve definição de Mindfulness no site da mesma universidade: A prática de estar consciente do seu corpo, mente e sentimentos em estado presente.

Vamos entender mais sobre esse conceito quando analisamos mais algumas definições.


Alguns autores definem o Mindfulness como uma habilidade básica do ser humano de estar totalmente presente, ciente de onde está e do que está fazendo no exato momento, e não reativo, oprimido ou oferecendo julgamento dos acontecimentos ao redor. A atenção plena, como já vimos, é uma qualidade já existente no ser humano, não é uma magia ou algo sobrenatural e sim algo existente que pode ser acessado a qualquer momento por qualquer pessoa que quiser tentar. Outro conceito que chama atenção sobre Mindfulness é ser consciente do momento atual, no exato segundo que você está vivendo em vez de ficar relembrando um fato passado que pode ter acontecido a anos ou mesmo a algumas horas na atividade anterior do seu dia. Além disso é também chamado de consciência plena, pode ser entendido como um estado de atenção máxima no momento atual, ciente disso em vez de planejar ou ficar apenas imaginando o futuro, seja em qual tempo posterior for.


Onde surgiu o conceito de Mindfulness?


O acesso à consciência plena acontece a milênios e possui raízes no budismo tradicional. Porém, com o passar do tempo, deixou de ter uma aparência de apenas ser um método religioso ou um grupo de práticas budistas. Atualmente, o Mindfulness é validado pela ciência e é estudo para uso na inteligência emocional e ciência cognitiva sem ter o envolvimento direto ou explícito de métodos budistas para sua aplicação ou falando de forma mais técnica do acesso ao Mindfulness.


Qualquer pessoa pode acessar a atenção plena.


Um trabalho que ficou conhecido em todo mundo e podemos até ouvir de diversos especialistas que o ponto de partida do Mindfulness no campo da ciência cognitiva se deu

com a pesquisa e trabalho de Jon Kabat-Zinn, conhecido autor e fundador da Clínica de Redução de Estresse da Universidade de Massachusetts. Os estudos realizados por Jon Kabat-Zinn deram origem ao conhecido programa de redução de estresse baseado no mindfulness em inglês Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), criado em 1979. Com base na atenção plena ou consciência plena, os estudos realizados demonstraram benefícios do mindfulness no programa de redução de estresse, principalmente na área da saúde física e também mental que inspirou outras áreas para usar esse estudo como modelo para ajudar pessoas em escolas, presídios e até clínicas veterinárias.


Quais os benefícios do Mindfulness?


Quando alcançamos o estado de Mindfulness ou atenção plena nos aproveitamos de benefícios impressionantes como:

  • Redução do estresse;

  • Aumento do desempenho e performance;

  • Melhor consciência do momento exato por observação;

  • Aumento da atenção para geração de bem-estar.

  • Entendemos mais um pouco sobre o funcionamento da mente;

  • Aprendemos a não julgar o que está envolvendo nosso momento atual.


Um exemplo prático e muito simples do ganho que o corpo e a mente podem ter com o acesso ao Mindfulness é quando você está inserido no seu momento de folga da sua semana de trabalho e está com sua família reunida em um almoço especial. Nesse momento atual, sentado à mesa, você tem a plena consciência de estar nesse exato segundo na prática de almoçar com a família e fica completamente envolvido nisso. Praticar o Mindfulness é não permitir que a mente pense ou imagine que você tem uma tarefa ou problema pendente para resolver no trabalho no dia seguinte nesse momento atual de almoço com a família. A atenção plena ajuda a eliminar a possibilidade de viver um fato de resolução do problema antes mesmo de estar na empresa no dia seguinte para resolver o problema, contribuindo para a liberdade da sensação de angústia e ansiedade sobre tal situação futura. É a atenção plena do momento atual, no momento.


Como acessar o Mindfulness ou a atenção plena?


Não existe uma forma ou maneira mágica de estar em atenção plena como se fosse apertar um botão para conseguir acessar o estado de consciência plena imediatamente. O que existe é treinar cada dia para melhorar sua capacidade de compreender e ter a atenção do momento atual que você está inserido. Para você ter um entendimento mais amplo e prático da importância do acesso ao Mindfulness, uma pesquisa realizada em Harvard, muito citada por especialistas em todo mundo, afirma que 47% do nosso tempo é investido por nós para apenas pensar ou imaginar o futuro e/ou pensar em acontecimentos passados. O estudo feito por psicólogos da Universidade Harvard foi publicado na revista 'Science' em 2010, trabalhou com 2250 pessoas que responderam por perguntas em horários não regulares através de seus celulares sobre "o quanto felizes estão, o que estão fazendo no momento e se estão pensando sobre a atividade que estão realizando ou sobre qualquer outra coisa - e, neste caso, se é um pensamento agradável, neutro ou desagradável" segundo matéria publicada no G1 em novembro de 2010. Porém, especialistas sugerem que meditação, prática da respiração plena, o foco no momento atual em uma determinada atividade e entender os pensamentos no sentido de não julgar mas sim compreender que são como “nuvens que passam” e principalmente entender que você está na sua própria escola de Mindfulness, passo a passo rumo a atenção plena, desde que não pare de praticar.









31 visualizações0 comentário

Comments


LOGO WHATS OFICIAL.png
bottom of page