top of page
Buscar

Ayurveda

Atualizado: 17 de abr. de 2023

Todas as pessoas que estudam ou que desejam estudar a medicina Ayurveda, precisam pesquisar e aprender tudo sobre essas 3 obras.


O termo Ayurveda vem do sânscrito (língua morta que, anteriormente, era falada na Índia e Nepal, porém, ainda é uma das 23 línguas oficiais da Índia) e foi a junção de 2 termos: Veda que significa “ciência” e Ayus que se define como “vida”.


Portanto, Ayurveda é a ciência que concede uma vida saudável. O objetivo é de que você consiga alcançar a felicidade em conformidade com as leis naturais. Essa prática milenar prega que a saúde é um estado de plenitude.

xícara de chá e sementes na mesa












A história

São diversos os fatores que podem causar a insônia em você, dentre eles estão: lugar onde se Há cerca de 5.000 anos, no território indiano, foi criada a medicina Ayurveda. Essa doutrina médica teve seu desenvolvimento ainda na Índia arcaica. Existem 3 principais obras que retratam a tradição da filosofia Ayurveda, que juntas são denominadas de Brihat Trayi, também chamadas de “O grande trio”.


As 3 principais obras são: Charaka Samhita, compêndio de Charaka de medicina interna; Susruta Samhita, compêndio de Susruta de cirurgia ayurvédica; e Ashtanga Hridaya que trata a respeito dos 8 ramos do Ayurveda que são: cirurgia geral (salya), doenças da cabeça e pescoço (salakya), medicina interna ou clínica médica (kaya chikitsa), ginecologia e pediatria (kaumarabhrtya), toxicologia e envenenamento (agadatantra), terapia de rejuvenescimento (rasayana) e terapia dos afrodisíacos (vajikarana).


O Ayurveda crê que o mundo é formado pelos 5 Elementos ou Panchama-habhutas, nos quais são: Espaço (Akasha), Ar (Vayu), Fogo (Agni), Água (Jala ou Ap) e Terra (Prithvi).


Você já ouviu a respeito dos 3 Doshas (Vata, Pitta e Kapha)? Então, eles são formados com a junção de alguns dos 5 elementos. No caso, Vata é formado pelo Espaço e Ar; Pitta é gerado pelo Fogo e Água; e Kapha é construído pela Terra e Água.


Segundo o Susruta Samhita a saúde é defina assim: “Quando esses Doshas, Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) se encontram no seu estado normal, se referem a clareza dos sentidos, mente e alma”.


Alimentos indicados na dieta ayurveda

Existem diretrizes que devem ser seguidas, mesmo sendo uma dieta individual. Os alimentos mais usados na dieta são: legumes, verduras e frutas, azeite de oliva, peixe, frango, cereal integral, noz, castanha e leite.


Há grande valorização quanto ao uso de tempero e condimento na culinária Ayurveda. Um exemplo, é a masala, que consiste na mistura de especiarias, ervas e/ou produtos que aromatizam.


Vale ressaltar que os produtos usados para fazer a masala, são alterados de acordo com o Dosha.


Para o Ayurveda, é recomendável que existam 6 tipos de paladar diferentes, são eles: adstringente, salgado, picante, ácido, doce e amargo.


Com isso, os ingredientes da refeição estimulam os principais pontos de sensibilidade da língua, que são comparados às distintas funções do sistema orgânico do ser humano.


Os demais alimentos não são proibidos, porém precisam ser evitados, pois não são vistos como bons para a dieta ayurveda. Dentre esses alimentos, estão: frituras, gordura, bebidas alcoólicas, café, industrializados, farinha branca, alimentos com alto índice de carboidrato.


O Ayurveda diz que precisamos sair com o estômago um pouco vazio, ou seja, não pode haver exageros, mas sim, é preciso que você mantenha o equilíbrio. Se após a refeição, você sai se sentindo mal por ter comido a mais do que devia, é necessário que tome cuidado para que isso não se repita.


Benefícios da dieta ayurveda

Se você encarar a dieta ayurveda como um hábito, perceberá em pouco tempo os seus benefícios. Com esse novo estilo de vida, você vai notar melhoria na sua noite de sono, melhoria no sistema digestório, no bom humor, até na pele, unhas e cabelo!


Ah, como não citar sobre um dos principais benefícios da dieta ayurveda, né? Que é o emagrecimento! E, isso ocorre de acordo com as novas práticas alimentares.


Essa prática milenar indiana, tem como objetivos principais a preservação da saúde de quem vive essa doutrina e de curar qualquer doença que possa surgir no nascimento ou no decorrer da vida dos pacientes.


O Ayurveda possui 2 objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis e curar as doenças dos pacientes.


Há 2 tipos de tratamentos que são usados: terapia de promoção da saúde e tratamento para pessoas doentes.

  • Terapia de promoção da saúde: tem como objetivo promover força, saúde e vigor físico e psicológico em quem pratica essa doutrina. Nesta modalidade, são tratadas 2 áreas: o rejuvenescimento e práticas afrodisíacas. Traz benefícios à saúde no âmbito social, físico, mental e emocional, promovendo vigor e adição da libido em quem lida o Ayurveda como um estilo de vida.


  • Tratamento para pessoas doentes: os medicamentos são naturais e são usados de acordo com a leitura do desequilíbrio existente do paciente. Essa análise é realizada de acordo com a história detalhada e exames físicos feitos por profissionais da área. Depois desses processos, o tratamento pode ser feito com óleos vegetais, massagens, medicamentos do Ayurveda, plantas medicinais, mudança na alimentação, Yoga, meditação ou biopurificação.



11 visualizações0 comentário

Σχόλια


LOGO WHATS OFICIAL.png
bottom of page