Com o único objetivo de prejudicar a vida de uma pessoa, as crenças limitantes bloqueiam comportamentos e impedem que as decisões corretas sejam tomadas sobre diversas situações em qualquer momento da vida.
Você pode colocar nessa lista pensamentos negativos, procrastinação e conformismo, ou seja, aspectos que trazem impacto quanto ao comportamento.
Mas você sabe exatamente o que é crença limitante?
De maneira bem simples, são pensamentos que aceitamos e acreditamos ser verdade sobre algum determinado assunto.
Normalmente, ter e praticar ações influenciado por crença limitante tem relação com acontecimentos passados na vida.
Para deixar esse assunto mais completo para você, trouxe alguns conceitos para que possamos compreender melhor.
O que é crença limitante?
As crenças limitantes são pensamentos sobre determinadas situações na vida que acontecem quando acreditamos não ser capazes de fazer algo, não tendo relação com questões que envolvem competência e sim por não acreditar que é possível fazer algo.
Por exemplo, não é uma crença limitante quando você pensa que não pode fazer uma cirurgia em uma pessoa por obviamente você não ser um médico. Isso tem relação com competência e função profissional.
Porém, quando você pensa que não é capaz de falar inglês mesmo sendo possível aprender outra língua fazendo um curso, isso se torna uma crença limitante.
As crenças limitantes te impedem de alcançar resultados ainda melhores na sua vida em todas as áreas.
Quais são os tipos de crenças limitantes?
Existem alguns tipos de crenças limitantes que podem nos afetar no decorrer de nossas vidas.
Vamos ver abaixo sobre algumas delas?
Pessoais
As crenças limitantes pessoais foram formadas por um senso comum, ou seja, por experiências que diversas pessoas passaram.
Quem já passou por término de relacionamento, pode acreditar que nunca mais vai encontrar alguém que ame com sinceridade.
Hereditárias
As crenças limitantes hereditárias ocorrem quando a pessoa cresce ouvindo frases negativas de seus pais ou outros parentes.
Frases como: “Você não consegue fazer nada direito.” e “Outras pessoas fariam melhor que você” são exemplos de crenças limitantes por acontecimentos passados.
Sociais
São crenças limitantes que a sociedade impõe. Com certeza, você já ouviu alguma dessas frases negativas: “Só pessoas magras são bonitas” e “Você é muito baixinho(a)”.
Para não ficar só em conceitos vou te mostrar alguns exemplos de pensamentos limitantes que podem nos dominar.
“Estou velho pra fazer isso”;
“Não vou conseguir”;
“Nunca vou ser alguém de verdade”;
“Estava tudo perfeito para ser verdade”;
“Não tenho tempo pra nada”;
“Isso é impossível”;
“Tudo é complicado pra mim”;
“Sou super desorganizado”;
“Sempre serei pobre”;
“Minha vida não faz sentido”;
“Isso tem tudo para dar errado”;
“Ninguém me ama de verdade”;
“Eu sou um fracassado”;
“As pessoas não gostam de mim”;
“Tudo o que faço dá errado”;
“Eu não mereço ser feliz”; e
“O sucesso foge de mim”.
Como combater e vencer as crenças limitantes?
Os bloqueios mentais são causados pelas crenças limitantes que são faladas para você ou pensadas por você.
Quando essas frases negativas são faladas, diretamente, para você, há tendência de que crie ou, até mesmo, alimente estereótipos.
Para que você vença as crenças limitantes, é necessário que atribua novos significados a você, a alguém e a algo!
O primeiro passo é não tratar as pessoas de modo pejorativo. O tratamento que queremos receber, deve ser, exatamente, igual ao que damos!
Há outras ferramentas que são importantes para que você possa eliminar todas as crenças limitantes que são faladas. São elas:
Identifique quais são as crenças limitantes que mais causam bloqueios em você. Se preciso for, anote todas as crenças em um caderno ou no celular;
Após ter concluído as anotações, procure entender quais são os motivos delas! Tente se recordar de alguns momentos, dos quais, foram ditos ou ouvidos essas crenças.
É necessário que haja automotivação dentro de você para que se pergunte: ”Onde eu quero chegar ao eliminar essas crenças limitantes?”.
Chegou o momento de fazer o contrário das crenças limitadoras! Agora, crie crenças positivas! Por exemplo: “eu vou conseguir”; “eu sou capaz”; “serei melhor que antes”; “tudo o que eu fizer, vai dar certo”; e etc.
O mais importante é que você crie o hábito de dizer e pensar com frequência nessas frases motivadoras.
Você precisa questionar seus pensamentos que leve a uma crença limitante perguntando a si mesmo por que não conseguiria fazer ou realizar algo?
Qual o problema em tentar e seguir em frente encarando o que me bloqueia?
Você deve questionar seu pensamento limitante sempre que ele surgir.
Você não pode achar que isso é normal. Um pensamento negativo ou limitante não pode ser maior do que reagir.
Suas realizações pessoais dependem de que você elimine as crenças limitantes com ações através de planejamento, visualização do objetivo a ser alcançado e determinação das etapas que vão te levar ao lugar onde antes temia e não acreditava chegar.
Comments