top of page
Buscar

Agroecológico: O que é?

Atualizado: 17 de abr. de 2023

Em primeiro lugar, é bom saber que produtos agroecológicos são diferentes de produtos orgânicos.

O orgânico não se utiliza agrotóxico na terra e nem nas plantas.

Já o agroecológico, ele contempla um todo: desde a restauração da terra, do ambiente, de todo o ecossistema, respeito com o próximo, com a equipe.


mudas germinando da terra














Na agroecologia, há o respeito com os animais, com a equipe que trabalha com você...

É algo mais vivo, algo em que você se aprofunda mais. Então, quando se fala em agroecologia, produtos agroecológicos, eles visam isso como um todo.


É você passar saberes, conhecimentos para as pessoas que estão ao seu redor, ou seja, é algo coletivo. Você precisa SER e ESTAR!


Por exemplo, eu tenho uma empresa, mas sou e estou com todo mundo, eu fortaleço o todo, eu preservo a água, eu trato o meu esgoto, também ajudando meus vizinhos a tratar da água e esgoto deles.

Nesse sentido, a Rede Povos da Mata são produtores agroecológicos que trabalham dentro desse universo.

Eu cuido da saúde da planta desde o solo. Eu não uso adubo químico, mas eu fortaleço a terra com os resíduos, com estercos, com preparações biodinâmicas para fortalecer a raiz.

Eu cuido da poda, do fruto para não dar bicho...


No orgânico, não se joga veneno, então tem que se fazer uso de alguns preparados naturais para fortalecer essa fruta. A agricultura biodinâmica é uma agricultura agroecológica. Além de promover a produção de alimentos orgânicos,  tem como foco a promoção do ser humano.

Seus valores são pautados em um refinado humanismo, um profundo conhecimento da totalidade dos seres viventes. E no biodinâmico você usa as forças do sol para essa planta se fortalecer.


Por isso que é bem interessante entendermos da agroecologia, que é respeito com o todo, com o próximo, com os animais, com o meio ambiente, com a terra, com a água... e você não se contamina com agrotóxicos nem conservantes presentes na alimentação.


E quando falamos do agro, tem o agro que é produção, e o agroecológico.

A Rede Povos da Mata, nós não somos só agro, nós somos agroecológicos, por que?

Porque a agroecologia tem esse fundamento, que é cuidar de tudo que está em volta.

Você quer plantar porque quer que sua nascente e a nascente do vizinho tenham mais água. Você quer plantar para a regeneração do solo, pois a terra tem que estar viva para fortalecer outras espécies.

Você não usa adubo químico, e no nosso caso, usamos os preparados biodinâmicos, que usa as forças dos astros, calendário lunar, porque o princípio é que nós estamos coligados com astros. E funciona!


Temos essa outra visão de respeito, de cultura, de levar instruções para as pessoas que não sabem.

Tem fazendas que são orgânicas, mas não estão preocupadas com o lixo, com o plástico, com o próximo, que só quer produção.

E no agroecológico, na agricultura agroecológica biodinâmica, ela tem esses princípios:

Que é você levar vida para o solo, e o solo te dá alimento para você viver. Olha que lindo!

Você dá vida para o solo e ele te dá alimentos nutritivos e saudáveis para você viver!


Texto enviado pela nossa parceira Janne Brandão - da Morada do Japu - Ilhéus BA





25 visualizações0 comentário

Comentários


LOGO WHATS OFICIAL.png
bottom of page