top of page
Buscar

A Importância da Meditação

Atualizado: 17 de abr. de 2023

Provavelmente, você já meditou em algum momento da sua vida e você nem se deu conta disso. Um dos pilares da meditação é a respiração. E, se alguma vez você parou para respirar em uma situação difícil, sim, você meditou, mesmo que por um breve período.


mãos de mulher meditando de pernas cruzadas em cima da cama

É de extrema importância saber que a respiração deve ser feita corretamente. Use o nariz para inspirar e a boca para expirar o ar, lentamente!


Passamos a entender mais sobre a importância da meditação, quando a praticamos e sentimos os seus benefícios.


E podem ser muitos como por exemplo, a redução do estresse e da pressão arterial, a ajuda na tomada de decisão, o estímulo para o autoconhecimento, aumento da produtividade no trabalho entre outros.


Isso não vai acontecer de uma hora para outra, porém você vai poder experimentar esses benefícios se mantiver a constância nas realizações até que essa atividade se torne um hábito!


O que é meditação?

A meditação foi criada no oriente mesmo antes do nascimento de Cristo. Antigamente, era uma técnica utilizada somente por monges, mestres de artes marciais orientais e por praticantes de yoga de alta graduação. Mas, isso mudou com o tempo. Atualmente, é usada demais por atletas profissionais, famosos e empresários!

Porém, você não deve associar a prática da meditação como uma atividade religiosa específica. A meditação é para todos sem obstáculos.


O objetivo em meditar é de se conectar consigo mesmo(a). Isso pode mudar a sua forma de pensar, falar e agir!


Se você acha que não consegue meditar, há técnicas para quem está iniciando, não se preocupe!


Elimine essa crença limitante que está na sua mente! Você pode. Você é capaz! Lembre-se sempre que a meditação oferece ótima gestão das suas emoções!


5 Dicas para praticar a meditação


Os dias tendem a ser bastante cansativos… a agitação e o estresse diário fazem com que o nosso maior anseio é chegar no nosso lar, para que possamos descansar. Com essa correria do dia a dia, algumas pessoas buscam se desligar de tudo que há em volta dela.


E, será que elas conseguem esse feito incrível? Sim! Através da meditação, isso é possível.


Saiba mais abaixo sobre a importância da meditação


A meditação traz diversos benefícios para a vida. E, se for feito da maneira certa, os benefícios podem se expandir até para uma cura, aumento do bem-estar, redução do estresse, prevenção de doenças cardíacas, melhoramento da concentração e mais!

Medite ao acordar!

Você sabia que é possível meditar mesmo sem sair da cama? Sim! É possível!

Um dos melhores momentos do dia para realizar a meditação é quando ele se inicia! Acorde 10 minutos mais cedo e aproveite os benefícios da meditação.

Sente-se na cama de maneira confortável, mantenha a postura e, com os olhos fechados, se concentre em respirar de forma natural.


É necessário que você obedeça aos princípios da boa respiração… Inspire pelo nariz e expire, com calma, pela boca.

Qualquer lugar é válido!


Especialistas dizem que as técnicas de meditação podem ser aplicadas em qualquer lugar!


Sabe quando você precisa enfrentar uma fila enorme e está sem paciência? Então, esse é o momento perfeito para a realização da meditação!


Inspire pelo nariz e expire pela boca!


Se você já está entendendo um pouco sobre a importância da meditação, faça com que isso se torne um hábito! Pois, se você medita com constância, terá maior qualidade de vida.


Faça um mantra!

Talvez você tenha até ouvido falar em mantra, mas não sabe exatamente o que é.


Considerado como uma ferramenta capaz de realizar o relaxamento do corpo, o mantra é caracterizado pelo som! Repetir o termo ”ommmmmmmm”, várias vezes, é um exemplo de som mantra.


A vibração causada desse som, juntamente com a respiração correta, faz com que você relaxe, consideravelmente.


Vale ressaltar que o mantra deve ser emitido junto com a expiração, ou seja, quando você soltar o ar, entoe o mantra!

Esvazie a mente e concentre-se!


Esvaziar a mente dos pensamentos e concentrar-se na respiração são dois pontos cruciais para a realização correta da meditação.


Você pode estar se perguntando: “Por que devo me concentrar tanto na respiração?” A resposta é simples: O objetivo de se concentrar enquanto respira é desacelerar as ondas mentais e focar em só uma coisa.

Há um aplicativo que ajuda demais nessa prática. E, seu nome é Headspace! Nele você consegue ser guiado por um professor e, também, pode acompanhar sua evolução!


Com isso, podemos ver como é grande a importância da meditação para o ser humano!


Diminua a ansiedade!

Como já foi dito, há muitos benefícios na meditação. Atualmente, muitas pessoas sofrem com a crise de ansiedade… para muitos, isso é bobeira. Mas, isso é sério e pode levar até a síndrome do pânico.


Até nisso, a importância da meditação é encontrada! Quanto mais você aumenta seu tempo de concentração, mais diminui a ansiedade!


Para você que já sofre com esse problema, experimente meditar, imediatamente, e, com certeza, ficará bem mais relaxado!

6 visualizações0 comentário
LOGO WHATS OFICIAL.png
bottom of page